Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de março de 2017



CINCO MOTIVOS PELOS QUAIS OS
CRISTÃOS DEVEM ESTUDAR TEOLOGIA
_________________________________________________



Motivo 1: Tudo é Teologia

Talvez o mais básico, mas nem sempre é óbvio, a razão para o estudo da teologia se resume ao fato de que tudo é teológico. Tudo se resume a como uma pessoa responde a pergunta de Deus.

Suponha que você se depara com uma situação em que seus amigos estão tirando sarro de outra pessoa. Como você pode responder? A Bíblia ensina que todos devem ser tratados com respeito porque eles são feitos à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1: 26-28; 9: 6; e Tiago 3: 8-9). Neste caso, a nossa teologia, que é baseado na Escritura, nos informa sobre como devemos tratar as outras pessoas (ver razão 4 abaixo para uma explicação mais completa).

Motivo 2: Para saber o que você acredita e por que você acredita

Infelizmente, muitos cristãos nunca tenham tomado a tempo para pensar no que eles acreditam, o que pode ser perigoso. Suponha que eu acredito que a lua é feita de queijo verde. Só porque eu acredito que o queijo verde é o que a lua é feita de não fazê-lo assim. Da mesma forma com a nossa teologia, só porque eu acredito que algo não o torna necessariamente o caso. Os cristãos são chamados a estudar para que eles possam "tratar corretamente a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). Além disso, estudar o que nós acreditamos, e porque acreditamos que, nos ajuda a reconhecer como o cristianismo é diferente de outras visões de mundo e religiões do mundo.

Motivo 3: Para defender a fé e se proteger contra os falsos ensinos

Não só os cristãos devem saber o que é que eles acreditam e por que eles acreditam que ele, também é importante para os cristãos a conhecer estas coisas, a fim de defender reivindicações de verdade cristãos (apologética). Discípulo de Jesus, Pedro, diz aos crentes que eles devem “estar preparado" e "fazer uma defesa" da esperança que eles têm (1 Pedro 3:15). Jude, meio-irmão de Jesus, convida os cristãos a "batalhar pela fé" (Judas 3). Jesus avisa os crentes que atente para os falsos mestres. Às vezes, eles podem olhar como ovelhas, mas muitas vezes eles são lobos disfarçados (Mt 07:15). Paulo também diz aos crentes que atente para filosofias "vãs", que são baseadas em "tradições humanas" e não a Cristo (Colossenses 2: 1-4, 8).

Motivo 4: Nossas crenças impacto que nossas ações


Eu uma vez ouvi dizer que "as ideias têm pernas." Isso é verdade, e Paul parece pensar assim também. No livro de Romanos (Rm 12: 1-2), Paulo exorta os cristãos a não "estar de acordo" com a forma como o mundo funciona e pensa. Mas como são cristãos de fazer isso? Ao renovar suas mentes! Renovação das nossas mentes nos transforma. A oração, estudo, culto e reflexão são todas as maneiras em que renovamos nossas mentes. Quando nos envolvemos em teologia, estamos participando de renovação das nossas mentes, estudando e pensando muito sobre Deus, o seu mundo, e a obra de Deus no mundo.

Motivo 5: Como um meio de adoração


Por último, a teologia é, em última instância sobre a adoração. Quando perguntado por um professor da lei judaica sobre qual dos mandamentos foi o maior, Jesus respondeu dizendo que devemos amar a Deus com toda a nossa-estar, incluindo nossas mentes (Marcos 12: 28-30). Tudo o que fazemos deve ser feito, a fim de conhecer a Deus e glorificá-Lo através de nossas vidas.


0 comentários: