Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ROWAN WILLIAMS DERROTA PROFESSOR ATEU NOS EUA - TEOLOGIA


O ex-arcebispo de Canterbury, Dr. Rowan Williams, derrotou o proeminente professor ateu britânico Richard Dawkins em um debate na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, na noite de 31 de janeiro, conforme revelou uma votação entre os centenas de presentes ao evento. A votação foi realizada na conclusão do debate, que teve como tema “A religião tem ainda lugar no século 21?”.

O debate foi assistido por uma plateia de quase 800 pessoas, a maioria estudantes, em câmaras da Cambridge Union Society, de acordo com o jornal “The Independent”, do Reino Unido. Dawkins perdeu o debate por 324 votos a 136.

“A religião sempre foi uma questão importante na construção de uma comunidade, de relações de compaixão, de sentimento de companheirismo e de inclusão”, afirmou Williams, que deixou o cargo de líder da Comunhão Anglicana mundial em 31 de dezembro do ano passado. Ele disse ainda em seu discurso: “A noção de que o compromisso religioso pode ser puramente uma questão privada é algo que corre na contramão da história religiosa”.

Williams ressaltou ainda que “o conceito de direitos humanos tem profundas raízes religiosas. A convenção dos direitos humanos não seria o que é se não fosse a história do debate religioso filosófico”.

Por sua vez, Dawkins, que se descreveu como “anglicano apenas culturalmente”, disse que a religião “é uma traição ao intelecto, uma traição a tudo o que há de melhor e que nos torna humanos”. Disse também que a religião é “uma falsa explicação”.

Também participaram do debate Tariq Ramadan, professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos na Faculdade de Estudos Orientais da Universidade de Oxford; Andrew Copson, executivo-chefe da Associação Humanista Britânica; e Murray Douglas, fundador do Centro para a Coesão Social.

Fonte: Christian Post




0 comentários: